domingo, 24 de junho de 2012

Introduções textuais


Galera, seguem os três inícios textuais comentados em sala. Trata-se de exemplos acerca de como iniciar cada um dos gêneros da UNIOESTE.

Para evitar qualquer problema com a Folha (acreditem...), só postarei o link do artigo que serve de apoio às propostas. Eis:


 Leiam e pratiquem!

***

Artigo de opinião:

    “As ideologias, no Brasil, parecem perder-se facilmente. Isso se confirma, por exemplo, com o último acontecimento provindo de São Paulo: a aliança entre PT e PP rumo à prefeitura da megalópole – calcada nos laços de “amizade” firmados entre Fernando Haddad (à sombra de Lula…) e Paulo Maluf. Seria um lobo se unindo a outro?”

 Carta do leitor:

    "Prezado editor,
   O artigo "Aula de dignidade", de Gilberto Dimenstein, mostra-se no mínimo educativo quando discute a falta de ética presente em grande parte da política nacional. Como o senhor bem sabe, as alianças políticas assumem facetas esdrúxulas às vésperas de eleições; trata-se do estilo "vale tudo para eleger-se". Nesse contexto, a Folha de São Paulo acerta na tentativa de, por meio de colunas como a de Dimenstein, levar elucidação ao público."

Comentário interpretativo-crítico

   "Ainda resta esperança em relação à ética da política nacional. Essa é a expectativa abordada, com concisão e bastante coerência, no artigo “Aula de dignidade”, assinado por Gilberto Dimenstein. Em poucas palavras, o articulista ratifica que a atitude da petista Luiza Erundina – ao desligar-se da chapa de Fernando Haddad – mantém um pouco de honraria nas relações políticas nacionais. Sem tomar lado partidário, Dimenstein demonstra que a decisão de Erundina vai de encontro à prática “uma mão lava a outra” – tão comum aos candidatos a cargos políticos."

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito útil!

Unknown disse...

Muito bom, professor Mozer!