domingo, 19 de agosto de 2007

Amor, preocupação, carinho...

Minha namorada está gripada. Todo mundo assim o fica (alguns, como eu, com uma constância assustadora). Mas por mais simples que seja o problema de saúde, os que endeusam a pessoa "fraca" se mostram muito preocupados. Trata-se do amor: em qualquer nível, decente ou platônico.

Li as entrevistas que a Clarice Lispector realizou quando trabalhou como jornalista para, por exemplo, a revista Fatos & Fotos: Gente. As perguntas fogem à neutralidade jornalística; penetram, muitas vezes, no existencialismo típico da escritora. Indagações rápidas como É bom estar apaixonada? provocaram muita reflexão a vários dos entrevistados - e as respostas extrapolaram algumas linhas. Dentre as 44 personalidades, as questões realizadas a Nelson Rodrigues e a Vinicius de Moraes me encantaram mais. Um dia escrevo sobre aquela; esta me interessa ao post.

Uma resposta de Vinicius me causou náuseas. É claro, mas eu ainda acho que o amor que constrói para a eternidade é o amor paixão, o mais precário, o mais perigoso, certamente o mais doloroso. Esse amor é o único que tem a dimensão do infinito. Amor doloroso é um conceito transcendente. É o típico amor de namorado que ouve as tosses da namorada. Do homem que leva a mulher para jantar num dia frio. Do marido que bate o carro no caminho da maternidade. Isso é transcendência em terra. E dolorosa. Nada de espiritualismo por enquanto. Apenas concretização de uma promessa e dor física.

A semântica de amor só aparece na preocupação. Um eu te amo se ouve com freqüência pelos bares, ruas, shoppings, motéis. Mas... Quantos são sinceros? No momento sofrível, o desdobramento cuidadoso denota, sim, carinho. Sacrificar alguma hora a mais de beijinhos que não têm fim. Tomar um chá horrível junto com a, no meu caso, gripadinha. Expor-se ao mal gripal da companheira (e isso pra mim soa tão assustador...). Tudo isso é ternura pura, tão pura quanto a que Vinicius demonstra, na entrevista comentada, pela mão da Clarice...

Sei que muita gente já escreveu sobre gripe, amor, amor e gripe. Posso citar alguns casos. Contudo, lembro que já foi escrito algo como todo texto é inédito, seja qual for o tema (batido). Brega? Sei não. Amo. E isso me faz crescer – e me prevenir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amor, lindo, maravilhoso, emocionante!
Parabéns pelo texto, e obrigada por sempre estar perto de mim, cuidando-me.
Te amo eternamente!

Giulianna Santos disse...

que bonitinhos!
também gosto de escrever sobre amor às vezes.
estou favoritando-o!

beijos!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! Bem escrito e sensível. :)
Aliás, onde vc teve acesso a essas entrevistas que Lispector fez?