sábado, 8 de dezembro de 2007

Todos juntos, vamos...

Um bar é sinônimo de união. Para justificar, amplio não-paradoxalmente a "noção temporal" de Santo Agostinho. O autor dos Solilóquios escreveu a permanência de registros dentro de um único tempo: o presente. Neste, incluem-se resgates, verificações e antecipações que implicam as demais divisões cronológicas: memória: presente das coisas passadas; visão: presente das coisas presentes; expectativa: presente das coisas futuras. Exatamente o que acontece numa roda de beberrões.

Ontem - com algum povo da faculdade - praticamente dois engradados de cerveja. O presente da confraternização se reproduz na minha memória. Recupero informações preciosíssimas. No boteco: fala-se mal de pessoas chatas; comenta-se sobre o que há de bom e o que há de desgraçado na UFPR; canta-se parabéns para os 21 anos do amigo; combina-se a despedida que ocorrerá na próxima quinta-feira; anseia-se pela aparição de quem não pôde ir. Como se dá toda essa aglutinação? Com os ganchos que só o presente produz, oras!

O que importa é beber e sorrir. Quem não lembra a piada que o pai desastrosamente contou? Quem consegue derramar cerveja cinco vezes seguidas? Quem canta vitória antes da primeira rodada de cartas? Resposta: todos ao redor da mesinha. As seqüências se desenvolvem no presente que depois se torna comparação entre as confraternizações que separam memória (ou seja, que já maravilhosamente ocorreram) e expectativa (esperança de haver uma "palhinha" antes da próxima reunião).

Sei que soou despragmática a justificativa. Não faz mal. Pra quem está fora do bar, toda aquela algazarra também não convém. A inveja - Ah, eles têm amigos! Ah, eles tomam Bohemia! Ah, eles não precisam agüentar a mulher reclamona! - sufoca melancolicamente. Um recado para os pseudo-ortodoxos: existe mundo fora da fase cristã de Aurelius Augustinus. No modo etílico, qualquer assunto se mistura.

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Concordo e testemunho a morte de jeová afogado na espuma do primeiro gole, que é do santo.
Abraços.

Anônimo disse...

Otemo!!!!