sexta-feira, 25 de julho de 2008

Perfeição

O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O rofessor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo.

(Carlos Drummond de Andrade)

Profissão de risco. Além do trabalho ininterrupto, o perfeccionismo atormenta um professor comprometido. A aula termina; os alunos entenderam a matéria; o docente acha que pode superar-se.

Sem macetes ou comentários desnecessários. Português: variação lingüística, teoria da comunicação, gramática, interpretação de texto, literatura... Variações dum mesmo tema. E mesmo quando o discípulo diz "Prof., você me fez leitor!", certo vazio persiste...

Um amigo: "Cara, isso é responsabilidade, é bom! Uma aula toma muito tempo!". De fato, começa antes da sala. Em pré-vestibular, a preparação aumenta - pois além de ensinar, encara-se a sensibilidade onírica do discente. Então, frase engraçada para análise sintática, crônica do Luis Fernando Verissimo para interpretação, apostas "esquisitas". E que todos aprendam.

Perguntar "Entenderam?" e ouvir "Sim!" pertence ao grupo dos prazeres máximos. Exemplo: o aluno, aparentemente dorminhoco, resolve o exercício assim que solicitado. E o vazio, aos poucos, cede ao contentamento. A perfeição se manifesta em preocupações e risos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eis a arte de lecionar...

Giba "Papai Urso" disse...

Grande, Mozer!
De fato, a arte de ensinar é muito mais difícil do que imaginam os nobres/pobres mortais. Sempre que um aluno nos agradece pelos conhecimentos que transmitimos, paro e reflito: ensrinar é bom demais.

Abraço!
Giba

Alexsandro Teixeira Ribeiro disse...

Duro é o silêncio, supondo o entendimento da matéria, mas que no fundo esconde a dúvida problemática, ou seja, a dúvida má, não proveniente do conflito do raciocínio do conteúdo supostamente recebido, mas do não compreendimento deste.
Enfim, tudo isso, ou não...hehe