segunda-feira, 30 de abril de 2007

Resolução dos Exercícios e dos Testes da Aula 02 - Extensivo.

Vocabulário:

1 Aramaico - indivíduo dos Aramaicos; tribos semíticas, que habitavam as regiões das embocaduras do Tigre e Eufrates; grupo de línguas semitas faladas nessas regiões; relativo aos Aramaicos; arameano.
2 Nórdico - do norte; designativo dos povos do Norte da Europa, da sua língua e literatura; norreno; natural ou habitante de país nórdico.
3 Atávico - produzido por atavismo (Reaparecimento, no ser animal ou vegetal, de características só existentes em ascendentes relativamente afastados; semelhança com os avós.).
4 Nômades - errante; vagabundo; que não tem habitação fixa; (no pl.) povos que mudam de região de acordo com as estações do ano, ou em função das necessidades de alimentação (caça, pastagens, etc.).
5 Ameba - amiba; protozoário unicelular aquático, que muda constantemente a sua forma através da emissão de pseudópodes, visível a olho nu e semelhante a um pequeno ponto branco opaco.
6 Paleolítico - primeiro período da era quaternária e da Pré-História, durante o qual apareceram os primeiros homens que trabalhavam a pedra (razão por que também é conhecido por Idade da Pedra Lascada); relativo ou pertencente a este período (como adjetivo, grafa-se com inicial minúscula).
7 Troglodita - membro de qualquer tribo pré-histórica, ou de um povo africano que vivia em cavernas ou construía moradas subterrâneas; pessoa que vive em habitação subterrânea; cavernícola; gênero de quadrúmanos como o chimpanzé; nome de certos pássaros dentirrostros, a que pertence a carriça; que vive em cavernas.
8 Irrefutáveis - que se não pode refutar; evidente; irrecusável.
9 Desígnios - intento; plano; intenção; propósito; destino.
10 Asfixiado - causar asfixia a; sufocar; abafar.

* a) O sentido mais adequado ao texto está em itálico nas definições acima.

* b)
1 - "com tempo, fez um homem mais bem-acabado, que se chamou de Mulher, que é 'melhor' nas línguas de tribos semistas."
2 - "Alguns povos do Norte da Europa cultivam o mito da Grande Ursa Olga,..."
3 - "cedendo a um incontrolável impulso explicado pela semelhança com o mito afastado,..."
4 - "Em certas tribos sem habitação fixa do Meio Oriente..."
5 - "que começou com o primeiro protozoário aquático unicelular..."
6 - "...o primeiro encontro entre os dois se deu na Idade da Pedra Lascada,..."
7 - "o homem ainda seria o mesmo tribal pré-histórico desleixado..."
8 - "para poder estudá-la mais de perto e julgo ter colecionado provas evidentes..."
9 - "Estão sempre combinando maneiras novas de impedir que se descubra que são alienígenas e têm propósitos próprios para nossa terra."
10 - "...eu for encontrado morto com sinais de ter sido carinhosamente sufocado,..."

Exercícios:

* 01) O texto metaforiza sete lendas sobre a criação da mulher. A primeira gira em torno da criação bíblica, segundo a qual a primeira figura feminina (Eva) veio de uma costela do primeiro homem (Adão). A segunda é uma figuração da teoria Adão versus Lilith (ambos criados do barro). Cita-se a mitologia grega (Zeus como criador da primeira mulher, Pandora); a natureza nórdica para a representante do sexo feminino; A quinta lenda apresentada é das tribos nômades do Oriente Médio. Posterior, aparecem a lenda do Extremo Oriente (as mulheres mulheres provêm diretamente do céu) e a hipótese de algumas regiões do Ocidente (a mulher como produto e serviço).

Obs.: notem que especifiquei, dentro da resposta, algumas das lendas. Esse procedimento não era obrigatoriamente necessário. O importante era citar de forma prática as sete teorias apresentadas nos dois primeiros parágrafos do texto. E perceba que o início "Todas essas lendas", do terceiro parágrafo, confirma que tudo que havia antes deveria ser considerado como lenda.

* 02) O texto pode ser classificado como jornalístico, humorístico e descritivo. A taxação de científico não cabe pois não há vocabulário técnico voltado a explicações (e a estudiosos) dentro de uma determinada área de pesquisa acadêmica. Dissertativo é equivocado porque não há preocupação em defender um ponto de vista através de uma argumentação acerca de uma opinião embasada.

* 03) As características dos três textos são, basicamente, as mesmas: objetividade, vocabulário abrangente mas preciso, referências externas, linearidade. O que difere é o fato de o jornalístico ter a possibilidade da iconografia e da tipografia; o humorístico causa subversão com sátiras e ambigüidades; o descritivo desenvolve detalhamentos.

Obs.: o exercício 03 pede a teorização do 02. Expressam-se algumas características mas não há a necessidade de discorrer sobre elas: o enunciado não solicita.

* 04) A mulher é posta o tempo todo como superior ao homem, sempre idealizada. Isso se confirma com afirmações como "fez um homem mais bem-acabado, que se chamou de Mulher"; com justificações da espécie de "cedendo a um incontrolável impulso atávico, nem que seja só para experimentar, na loja, e depois quase desmaiar com o preço" (note-se que o autor teoriza - através da ligação com a Ursa Olga - o porquê de a mulher gostar de peles); "é ridículo pensar que as mulheres também descendem de macacos" e a tese segundo a qual elas vêm de outro planeta pois são mais desenvolvidas que nós reafirmam a idealização do sexo-feminino.

* 05) No período destacado está implícita a Teoria do Evolucionismo, de Charles Darwin.

* 06) A resposta é muito pessoal. Não há um modelo específico a ser digitado. Contudo, cabe frisar que a sua opinião deve ser defendida com argumentos sólidos, embasados em dados, fatos e histórias (verdadeiras) do conhecimento geral.

Minha respota seria algo como "O autor acerta ao afirmar que os homens têm preconceitos com atitudes, das mulheres, que imitam o cotidiano masculino. Recentemente, um telejornal reportou uma moça que trabalha como coveira. A quantidade de homens contrários a ocupação dela ou que emitem piadinhas como 'desse jeito até quero morrer' é incrível - o que comprova a restrição masculina quanto à igualdade entre homem e mulher.".

* 07) Segundo o texto, a mulher continua na frente do homem. Ainda possue uma beleza, um encanto e uma inteligência que a deixa, nas palavras do autor, numa "civilização superior" - em que os homens pouco podem contra o enigma feminino. Ela, entretanto, tenta se igualar (discretamente) ao homem - mas não é bem recebida quando assim procede. Ela se esforça mas não consegue mudar a brutalidade masculina.

Obs.: percebam que a ausência da indicação de resposta pessoal obriga um discurso baseado no texto.

* 08) Para cada qualidade feminina, é apontado um defeito ou mesmo uma perjoração da igualdade. O homem é o rascunho; a mulher, perfeição. O homem é doente; a mulher, cuidadosa. Ela é vaidosa e fora do comum enquanto ele é selvagem e rotineiro-mundano. Ela é sempre idealizada; já o homem aparece como uma "mulher ruim", um ser em busca da perfeição do sexo oposto.

Obs
.: imaginem, aqui, uma tabela que opõe a qualidade feminina à imperfeição masculina.

* 09) A resposta correta é letra c. Note que, segundo a teoria do autor, o fim do homem é igual ao início: permanecer sozinho enquanto a mulher volta ao planeta natal. Há uma comparação entre origem e fim. A letra e está incorreta pois o texto não se limita à informação. Em nenhum momento há repetição desnecessária de idéias, o que torna a alternativa d também errada. A a e a b estão incorporadas na alternativa c.

Testes:

* 01) A somatória correta é 18 (02, 16). Segundo o enunciado, todos os brasileiros acreditam na possibilidade de um governo sério e, então, todos exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos. As outras alternativas dizem justamente o contrário - 01, 04, 08 e 32 afirmam que apenas uma parte acredita no governo sério e exige mudança.

Reparem que a colocação entre vírgulas da oração "que acreditam na possibilidade de um governo sério" remonta à classificação de orações. No caso, trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa. Adjetiva porque começa no pronome relativo que e porque caracteriza a oração principal ("Os brasileiros exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos"); subordinada porque não existe por si só, depende da oração principal; explicativa porque, além de estar entre vírgulas, presta uma informação referente ao sujeito da oração principal ("os brasileiros").

* 02) A soma correta é 03 (01 e 02). A 04 está errada pois traz problemas gramaticais (passado no lugar de futuro em "tenha sido inútil"; concordâncias nominal e verbal em "o jogadores... tiver mais"). A 08 e a 16 mudam o sentido da frase original. A 32 ignora as regras de pontuação e também a semântica primária.

* 03) O ímplicito do texto é: com uma máquina de tripla função (televisão, telefone e computador), o ser-humano terá várias opções para substituir um programa inútil por uma atração de preenchimento cultural - seja em site, seja em ligações por videoconferência. Ou seja: continuará "burro" apenas quem quiser. Assim, apenas as alternativas 01 e 02 (03) completam o texto coerentemente. As demais contradizem o texto ("Pois nenhum cidadão tem o direito..."; "...não haverá..."; "...pois um computador selecionará o que é melhor para se ver": afirmações incoerentes ao texto).

* 04) Resposta correta: letra a. Na b e na c, os problemas são com o verbo haver: esse, quando significa "existir", não varia para o plural e, também, não permite que o verbo auxiliar varie. Portanto, "deve haver explicações" e "havia vários...". Na d, ocorre erro de regência verbal: o pronome oblíquo tônico lhe se usa com verbo transitivo indireto e "amar" é verbo transitivo direto; o correto seria a utilização do pronome oblíquo átono a ou o. Por último (e), "fazer" quando indica tempo transcorrido deve, sempre, ser grafado no singular: "Faz já vinte minutos...".

* 05) Em "Eu vi ele..." ocorre um erro de colocação pronominal ("ver" é verbo transitivo direto e exige como complemento um pronome oblíquo átono. Como o objeto visto é masculino, a forma correta é o - colocado antes da conjugação verbal vi.) definido por a) solecismo.

Nenhum comentário: