sexta-feira, 27 de abril de 2007

Resolução dos Exercícios e dos Testes da Aula 01 - Extensivo.

Exercícios:

Obs.: Para a resolução das quatro questões desse módulo, é indispensável uma leitura atenta dos textos "A Força da Galera" e "Geração Perdida". Naquele, a ISTO-É nos apresenta uma comparação entre o movimento estudantil dos anos 60, 70 e a "galera", grupo de estudantes de todo o país que saiu às ruas pedindo o impedimento do mandato do então presidente Fernando Collor de Melo (anos 90). Mesmo com um objetivo semelhante (protestar contra a situação política), os dois grupos possuem diferenças quanto à postura que assumem - a saber: aceitação ou não de partidos políticos, alegria e ódio, a falta de repreensão pesada.

Já na canção da cantora Daniela Mercury, as metáforas criadas giram em torno justamente daquela geração perdida, daquele grupo de intelectuais que pregavam a liberdade, que tentavam encher a sociedade de cultura. Ressalta a importância dos conflitos, a tentativa dos estudantes para mudar a situação mesmo quando pareciam seres abandonados em meio a tanto sangue. Porém, tudo isso passou... Passou.

Depois de interpretar os textos (e percebam que minha leitura para ambos foi super sintética), podemos concluir que:

* 1 - a resposta certa para esse exercício é a letra d. Os versos transpostos nessa alternativa (d) são, justamente, os que tratam de uma geração que "adormeceu" com o tempo mas que instantaneamente demonstra que os ideias de luta não morrem - pelo contrário - ainda doem no corpo e na mente. Nenhuma outra alternativa traduz esse ressurgimento.

* 2 - "A geração do nada / Que ressuscitou sem morrer" é uma metáfora para o movimento tido como sem ideais que voltou à ativa nos anos 90 por uma finalidade próxima à dos estudantes do passado: protestar contra a situação política. Então, a alternativa que responde corretamente a essa pergunta é a letra b.

* 3 - Resposta correta: c. Os versos (do texto 2) em evidência mostram que atitudes consideradas, no passado, inadmissíveis perderam esse caráter de ilegais e foram incorporadas à sociedade; talvez, cederam lugar para outras formas de protesto. O livre pensador não vai mais pra cadeia e as drogas não são mais sinais de revolta ou clandestinidade.

* 4 - A alternativa d é a correta. Nessa, o recurso estilístico encontrado é o pleonasmo poético (e as palavras estão todas no sentido denotativo). Em todas as outras há a metáfora (em a, "seu choro" está no sentido figurado; em b, a metáfora é "ressuscitou sem morrer"; c: "leite vermelho" é a metáfora; toda a frase da e está no sentido figurado).

Testes:

* 1 - A soma correta é 57 (01, 08, 16 e 32). A opção 02 está errada porque o narrador não questiona as lembranças que possue, mas sim a própria narrativa; a 04 contradiz a 08 (e esta está correta), pois as lembranças são incompletas e poucas.

* 2 - A soma correta é 54 (02, 04, 16, 32). A alternativa 01 está errada porque o próprio narrador deixa claro que não sente saudade: "Saudade? Não, não é isto:...". Grilos não costumam cantar na hora do almoço e, também, luzes apagadas não causam escuridão ao meio-dia: esses dados tornam a alternativa 08 errada.

Obs.: a leitura integral da obra era indispensável para a resolução desses testes.

* 3 - Aparentemente, todas as alternativas do exercício estão corretas. Contudo, repare que a única completa é a b, pois ela trata das duas questões expostas no texto: a má concentração política-econômica e a indisposição da elite por mudar essa situação (por comodismo e por falta de condições). As outras alternativas retratam apenas um desses espíritos ou tocam superficialmente na interpretação, como é o caso da c.

* 4 - A alternativa correta é a letra b. Segundo o texto, o Brasil não possui expressão econômica mundial - semântica que anula a a e a d. A c está errada porque sequer se toca, no texto, em pressão internacional. E a e peca porque traz os empresários como salvação da economia (e o texto prega o contrário).

* 5 - Alternativa correta: e. As demais propõem, erroneamente, que as elites são a fonte de mudança da situação econômica. No texto, está implícita a idéia de que todos os segmentos da sociedade devem participar da mudança - a força da população.

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