Exercícios:
* 01) A resposta correta precisa conter os três lugares em que o narrador enxerga a mulher madura - uma sala de espera; uma rua de comércio paralelo; uma joalheria.
* 02)
* a) A mulher madura é contida, nunca se expõe sem real necessidade. Ela não se permite ser explorada física ou moralmente pelos olhares alheios.
* b) A mulher madura envelhece com serenidade e naturalidade semelhantes às de um peixe n'água; ela transforma o tempo no seu verdadeiro habitat.
* c) Há referência a dois brilhos: primeiro, aos filhos que ela traz ao mundo; depois, ao sorriso que os herdeiros provocam no rosto da mulher.
* 03) Vocês precisam escrever os seguintes aspectos: físicos; sociais; tratamento, postura e conduta familiar; psicológicos; educacionais. Não havia necessidade de justificá-los. Porém, para treino de análise, fica a dica: aprofundem!
* 04, 05) O texto é um discurso dissertativo! Não há uma voz voltada para si mesma nem um diálogo claro com uma 2ª pessoa. Também, o narrador se preocupa em defender sua perspectiva de a mulher madura ser superior a todas as outras fases femininas de vida.
Obs.: dentro das divisões da dissertação, o texto de Sant' Anna é classificado como subjetivo (em 1ª pessoa).
* 06) Reparem: a resposta é um texto em que os aspectos citados na questão 03 figuram tanto para o lado da mulher madura quanto para o da mulher jovem. Ou seja: quem não justificou antes, aqui terá de argumentar na marra! E não se esqueçam de valorizar a fase correta...
* 07) Os parágrafos em que o autor trata da mulher madura casada são o antepenúltimo e o penúltimo. Essa é a primeira parte das respostas! Na segunda parte, englobem os aspectos: responsabilidade superior à do homem; atenção para com os filhos; a lógica feminina; a influência do tempo sobre a mulher madura casada.
Obs.: a interpretação do texto permite concluir que a mulher madura, por toda a sua postura e sua experiência de vida, só terá filhos quando casada. Por isso se inclui o antepenúltimo parágrafo na resposta desse exercício.
* 08) Escrevam que a maturidade vem, para a mulher pobre, de forma precoce e que essa antecipação causa melancolia (e os afluentes desta).
* 09) A mulher madura não se enxerga como tal através das percepções que possui. Ela precisa de um elemento externo para perceber as suas próprias beleza e inteligência maduras - o que denota sinal de humildade.
* 10) Porque ela já passou, no seu habitat tempo, por todos os estágios de aprendizagem sobre relacionamentos. Assim, ela pode concentrar-se em algo digno e único, de acordo com tudo o que viveu.
* 11) Vocabulário da questão:
1 luminoso: que dá luz própria; brilhante; diáfano; lúcido; perspicaz; que compreende facilmente; belo, formoso. 2 sereia: mulher de canto suavíssimo; mulher bela e sedutora.
Desmetaforizem as expressões em um texto o qual ligue a mulher madura às definições acima.
* 12) Aqui, basta vocês redigirem uma dissertação (em 1ª pessoa) sobre o tema proposto. Não se esqueçam de argumentar com dados concretos. Evitem locuções viciosas e lugares-comuns. Coletem infomações no próprio texto para demonstrar que vocês perceberam a ligação da questão com o dirscurso de Sant' Anna.
Testes:
* 01) Somatória correta: 56 (08, 16, 32). Na 01, a colocação incorreta da palavra "sua" não permite saber se a bola pertence a Raul ou ao treinador. A 02 apresenta uma ambigüidado quando não se sabe se André ou Paulo (por causa da locução "que ele") passou no concurso; esta mesma dúvida ocorre na 04.
* 02) Soma correta: 44 (04, 08, 16). A primeira frase da 01 traz uma ação, em 3ª pessoa, em torno de um substantivo; a segunda, além de em 1ª pessoa, apresenta-se acerca de um outro verbo. Na 02, a primeira sentença se constitui de um sujeito oculto em 1ª pessoa que realiza a ação de colaborar; na segunda, a colaboração parte "do professor" (adjunto adnominal). Referente à alternativa 04, concluímos que, na primeira frase, "precisas" funciona como adjetivo; na segunda, "precisa" torna-se verbo conjugado em 3ª pessoa.
* 03) Sempre que uma palavra é omitida por já ter sido escrita na frase - temos um caso de zeugma. Portanto, a resposta é letra a. Repare que mesmo com a omissão, a palavra poupada permenece perfeitamente (sub)entendida.
Demais figuras que o exercício apresenta:
b Assíndeto: figura de estilo que resulta da supressão dos elementos conectivos entre palavras ou frases.
c Elipse: omissão de uma ou mais palavras que se subentendem (pelo contexto).
d Hipérbato: figura de estilo que consiste na transposição ou inversão da ordem natural das palavras ou das orações.
e Pleonasmo: redundância; circunlóquio; superfluidade.
* 04) Silepse é uma concordância com idéias subentendidas na frase; essas, ao mesmo tempo, não fazem parte da estrutura sintática da frase. No exemplo citado, a silepse é de pessoa. Reparem que a frase preparou-se para uma 3ª pessoa do plural mas recebe um verbo conjugado na 1ª pessoa (do plural). A resposta é a letra d.
Obs.: Silepse de gênero ocorre quando se troca masculino por feminino e vice-versa; de número, em trocas de singular por plural.
* 05) Cassiano Ricardo (autor do trecho) encontra a cor verde como um elemento comum a soldados e cafezais. Como não há conectivos, tem-se uma metáfora - letra c. Relembre:
a Metonímia: em termos gerais, ocorre quando uma parte representa um todo.
b Catacrese: desvio/nome que ocorre/se dá a objetos por assimilação ou desconhecimento do nome correto.
d Comapração: confronto, com conectivos, de características comuns a objetos, a pessoas.
e Onomatopéia: reprodução de sons não-humanos.
* 06) Resposta: alternativa e. Mais:
b Antítese: aproximação de idéias ou palavras antônimas entre si.
c Paródia: apropriação da estrutura original de um texto (já existente) para a criação de uma mensagem.
d Alegoria: ficção que representa uma semântica para dar a idéia de outra (exemplo: fábulas).
* 07) A alternativa a, sinestesia, é a resposta do exercício.
Obs.: sintagma é um conjunto de elementos que se complementam para formar uma unidade com significância. Sozinhos, esses elementos não apresentam a estrutura mínima para a formação de uma frase.
* 08) No enunciado, houve um erro de digitação. Não era "geração" mas, novamente, "gradação". De qualquer forma, a resposta que interessa é a e. Note que em todas as outras frases, as ações realizadas são complementares ente si e seguem uma seqüência lógica e enumerável (uma somente existe após a outra). Na alternativa em evidência, as ações não dependem uma da outra para acontecer, para formar uma seqüência.