domingo, 25 de novembro de 2007

As incoerências coerentes

Em troca de e-mails, amigo e eu concluímos: o Brasil passa por tantas incoerências sociais e políticas que, na real, erros se tornam coerentes entre si. O povo, portanto, é elemento estranho à convivência. Viver está cada vez mais perigoso.

Uma coletânea de horrores. No Pará, quatro casos de mulheres presas junto a homens. Uma delas de 15 anos - cuja certidão de nascimento foi falsificada pela polícia. Outra, para sobreviver, comercializou: sexo em troca da comida que os detentos prazerosamente escondiam. Reflexos da falta de presídios femininos, do silêncio da justiça local.

Fernando Henrique Cardoso: "Faremos o possível e o impossível para que saibam falar bem a nossa língua. (...) Queremos brasileiros melhor educados, e não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria.". Linguisticamente, há discussões sobre "boa fala"; gramaticalmente, perante particípio se utiliza "mais bem" e não "melhor". A incoerência de cobrar algo que não é capaz de produzir.

E a Monica? Contou, no livro introspectivo, que Renan cantava "Eu sei que vou te amar" pra ela. Que amor! E quem pagou a conta do telefone, do restaurante? O povo, a gente "que vai levando" (trecho de outra música do mesmo compositor) e lendo a alegria de Maluf concorrer à p********* de São Paulo em 2008!

Em Curitiba, a situação também não está agradável. Moreira, reitor (da UFPR) o qual liberou a troca de habilitação - para alunos de Letras - sem a necessidade de novo vestibular ou PROVAR, pretende sair candidato. Aparências enganam! O químico não controla a Universidade, imagina a cidade... Quiçá, fará calçadas nas ruas que o atual gestor constrói. Só.

Muito mais. Listar seria demorado e garanto que já há gente de saco cheio desse post. Assim mesmo: se a relidade dói, no Brasil ela dói, causa riso e se hemofilia: incoerências de uma sociedade coerentemente sem remédio.

3 comentários:

Wellington Alves disse...

Relaxa e goza, Mozer.

huauhauhahuahua

O Brasil é uma incoerência... Um país rico e pobre ao mesmo tempo. Um país com um povo que enche os pulmões pra dizer que é trabalhador e não vê a hora de esticar um feriadão em dia de ponto facultativo. Um país onde uma ministra que deveria ser a responsável por estimular a igualdade racial diz que não é racismo um negro se insurgir contra um branco...
E isso é só uma parcela minúscula das tantas e tantas incoerências do nosso país.

É tanta merda que dá vontade de tirar o "ame-o" daquela famosa frase e reduzi-la somente a "Brasil: deixe-o".

Anônimo disse...

Não tem como não sentir embrulho no estômago lendo notícias ou vendo telejornais! Me pergunto como pode haver pessoa no mundo que não se sinta ferida ao ver direitos básicos alheios sendo desconsiderados.
E a sensação de impotência prevalece...

Simone Petry disse...

saco cheio não do post meu querido...mas da situação.....

é bem isso, do macro ao micro, ou vice e versa...tudo uma b.

um pouco de pessimismo ;)