domingo, 6 de julho de 2008

Nua e crua

Folha de São Paulo, caderno Cotidiano: "Homem mata amigo após traição da mulher em Santa Catarina"; "Dois morreram em tiroteio durante quermesse" (SP); "Policiais militares são suspeitos de matar jovens" (SP); "Dois são presos com 305kg de droga em meio a melões" (BA).

O Globo, coluna G1: "Menina de 6 anos morre atropelada por carro da polícia" (RJ); "Acidente fere trabalhadores rurais em SP"; "Festa em escola acaba com um morto e nove feridos no RS"; "Menina de nove meses é baleada em MG".

Zero Hora, capa: "Arma é roubada em ataque a posto rodoviário em Santa Cruz do Sul" (RS); "Jovem sofre tentativa de homicídio em Novo hamburgo" (RS); "Presos supostos líderes de quadrilha que aterrorizava cidades" (BR); "Polícia encontra quatro corpos em casebre na Capital" (RS).

O Estado do Paraná, seção Polícia: "Triplo homicídio na Cidade Industrial" (PR); "Jovem é morto dentro de casa no Cajuru" (PR); "Criança de dois anos é morta pelo padrasto" (PR); "Morre atropelado na BR-116 após cair da moto" (PR).

Todas publicadas em 06 de julho de 2008. Variação dum mesmo tema: violência múltipla. Na patética melhor cidade do Brasil, alguns dados alegram a bandidagem. Média de homicídio: em 2007, 1,6 morto por dia (ou 589 no ano); média de furto e roubo de carros: em 2007, 16,6 por dia (ou 6079 no ano); média de assalto a ônibus: em 2005, 8,72 por dia (ou 3181 no ano).

A isso, não se esforça combate. E a região central se revela tão ruim quanto os bairros. Ao lado da Reitoria da UFPR (representante máxima do turismo local), aumentei a primeira estatística que expus... Adianta tanta rua, tanto binário, se não existe segurança? Domingo, pelos parques, contam-se nas unhas os policiais que rondam os ambientes. Estradas, estacionamento público? Nem-um guardinha ao lado.

Crer ou não crer, eis a questão. Tanta liberdade descontrolada só gera perda de esperança.

2 comentários:

Camila Xavier disse...

Cada dia a situação está pior. Carro arrombado em frente a sua casa, pra vender o som e trocar por drogas. Qual será o prazer de um fdp em roubar o que a gente demora anos para conseguir? Familias perdem seus filhos em tiroteio no centro. Algo mais recente e revoltante: policiais saem atirando em carro, sem saber se quem estava ali era mesmo o suspeito, matando gente inocente. O que será pior, policiais ou ladrões. Todos fazem parte de um mesmo "comboio".

Coisas roubadas, a gente trabalha e compra denovo, perde-se dinheiro, sim, mas no futuro você pode olhar pra tras e dizer, me superei.
Agora quando roubam vidas? Vidas inocentes, de crianças, jovens, adultos e idosos? Dinheiro nenhum compra a dor da perda. É bom começarem a olhar mais para a segurança pública. Onde será que estão as milhares de viaturas novas, "projeto povo" , que foram compradas? As novas motos, os milhares de policiais recentemente contratados???
Tudo um jogo!

"só depois de perder você descobre que era um jogo...
um jogo que não acaba nunca..."

(GESSINGER, Humberto. No inverno fica tarde mais cedo.)

Unknown disse...

A segurança é péssima mesmo.
fui sua aluna no ano passado, fiz semi-extensivo no Expert.

Minha mãe foi morta há quase 4 meses. Mais uma vitima da violencia. Foi depositar dinheiro em um caixa automatico, um ser entrou, deu-lhe 5 tiros e foi embora, não levou nd. O dinheiro do deposito estava ao lado dela!
As cameras de segurança fizeram imagens mto precarias, impossivel ver algo.
4 meses e a policia não faz nem idéia de como esclarecer o crime. Não têm o q fazer. Não têm um suspeito!!
É uma droga, mas...