quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O perigo do conhecimento

Gosto muito do Renascimento Cultural. Perceber as técnicas utlizadas em La Gioconda ou ler A Midsummer Night's Dream são prazeres que possuo. Contudo, o que mais me admira no período renascentista é o espírito dos pensadores daquela época.

Também sou metido a ler sobre "tudo". Comprei, a exemplo, The Universe in a Nutshell. Quero divertir-me entre relatividade e buracos negros. Quem lê, pensa "O que isso tem a ver com Machado de Assis?". Confesso não me importar com a resposta. Tento, ingênuo, diminuir a lacuna entre mim e o conhecimento.

O início em uma área diferente "da nossa" é trabalhoso. Inevitáveis, inclusive, algumas gafes. As dúvidas... (De pleomorfismo à influência dos isótopos do oxigênio nas chuvas da Amazônia, leva tempo para ocorrerem as conclusões almejadas.) A dor de cabeça da danada filosofia... O cálculo...

Música; esporte; cinema; lúdico. Gramática, redação e literatura. Deve ser o espírito renascentista num cidadão contemporâneo! Pensar que, ainda, tanta coisa a se compreender - curiosidades ou origem da vida.

E, quem sabe, aclarar mais um pouquinho sobre amor. Mas só um pouquinho.

2 comentários:

Phillipe Lima disse...

Olá, professor. Também gosto de me instruir de uma maneira diversificada, e acho que esse esforço em encontrar possíveis ligações entre "alhos e bugalhos", muito fortalece a nossa criatividade. Gosto de sonhar que tenho essa fome de entender indiscriminada, que tinham as grandes mentes do passado.

Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Muito obrigado e continue nesse ritmo, Phillipe!