domingo, 17 de fevereiro de 2013

Eu quero sempre mais!

Algo que me entristece bastante é o desinteresse (alheio) por conhecer cultura. Às vezes, tamanha preguiça assume a face de simplesmente não consumir algo que já tenha sido indicado e, por si só, iluminaria a caverna que pode envolver o dia a dia de algumas pessoas. Machadiano, não acha?

Muitos links de músicas são compartilhados na minha página de Facebook. Obviamente, ouvir todas despenderia as vinte e quatro horas do dia - tempo que a rotina laboral ocupa cada vez mais intensamente. Todavia - nas canções que consigo curtir - reconheço, com boa frequência, sonoridade e letras memoráveis. É o repertório musical sempre ascendendo!

Livros levam mais tempo para serem apreciados, mas nem por isso perdem o posto de maior porta cultural. Um pequeno excerto já deveria ser suficiente para formar filas em livrarias ou resultar em milhares de obras sendo entregues pelos Correios. Só imaginação: o que se concretiza é a estagnação do (precário) gosto pela leitura, implicando índices baíxissmos de raciocínio, interpretação, lógica...

Pense no cinema, nas peças de teatro, na boa entrevista passando na TV... Hoje mesmo, há pouco, assisti ao programa Esquenta (do qual não gosto nadica) somente porque soube, via Twitter, que "um tal de Roberto DaMatta" estaria por lá. O antropológo falou umas verdades e eu fiquei feliz por conseguir garimpar raro ouro na televisão domingueira. Um viva aos tuiteiros!

O pensamento popular brasileiro prega algo como "Desistir? Nunca!" - e vou procedendo a ele. É difícil lidar com a realidade de que um cidadão não lê nem sequer um artigo de opinião durante o mês, mesmo sabendo que terá de escrever uma dissertação no ENEM. Complicado! Mas pretendo, mesmo assim, continuar indicando músicas e livros, estimulando a filmes e entrevistas... e alimentando sonhos também.

Nenhum comentário: