quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Isto sim que é disputa!

Peço desculpas às demais torcidas: Internacional e Grêmio têm a maior rivalidade regional do futebol tupiniquim. Nos pampas, time é parte do corpo. Pai e filho com chimarrão, picanha; cinco sentidos focados nas jogadas.

Desculpas, agora, aos gremistas: a história dos grenais prova a superioridade colorada. Dos 369 encontros, o Inter possui 137 vitórias. São exatos 19 (dezenove) triunfos a mais que o rival tricolor. Os gols atingiram o número 1015 - com 524 do Internacional e 491 do Grêmio.

Algumas curiosidades envolvem os grenais. Dos 10 mais importantes, 07 terminaram com vitória colorada. Primeiro confronto: Grêmio 10 X 0 Internacional. Todavia, os demais jogos revertem o tropeço alvi-rubro. Em 1954, na Inauguração do Olímpico, o Inter presenteou o Grêmio com uma vitória de 6 X 2. O grenal do século, em 1988, terminou Saci 2 X 1 Mosqueteiro (de virada; Inter com um a menos). O clássico do gol mil encerrou grandiosamente; o primeiro clássico internacional, em 2004, também (perdoem o trocadilho!).

A maior goleada em campeonatos brasileiros foi do Inter (5 X 2, 1997). Com relação ao público, o recorde sempre se situou no Beiro Rio. Em 1989, eram 78 mil pessoas no jogo Internacional 2 X 1 Grêmio (bilheteria recorde). O Inter conquistou todos os títulos que o Grêmio já conseguiu. Muitos deles, com brilho demasiado superior: campeão do Campeonato Brasileiro invicto, em 1979; octocampeão gaúcho, de 1969 a 1976.

Enfim, dados. A superioridade colorada não atrapalha o confronto. Como escrevi, grenal é o maior clássico do Brasil. Inter e Grêmio somam 18 títulos em torneios nacionalmente eminentes. Mas como poetizou Nélson Silva, no "Celeiro de Ases", vibra o Brasil inteiro com o clube do povo do Rio Grande do Sul. No coração, um só: dá-lhe Inter!

Obs.: "Celeiro de ases": http://www.internacional.com.br/mp3/hino_celeirodeases_original.wav!

2 comentários:

leandrão cardoso disse...

...
sem comentários

tah, merece um comentário....
sai fohra!
heheheheheheh

Chris Amanda disse...

Puxa, sendo eu paranista, um time pequeno que nem rio grandense é...prefiro ficar de fora desse disputa, já basta a rivalidade entre atleticanos e coxas brancas...

Mozer, estou para ler um livro maniqueista, olhei algumas páginas da internet sobre o assunto, mas vc poderia ser mais claro com relação ao porque do maniqueismo no meu caso?

(Posso te pedir outra coisa??? Vc poderia dizer como esta o meu texto sendo meu professor de português, eu tenho essa preocupação, mas caso não tenha tempo...blz)

Paz e Luz para você
Chris A.