Peço desculpas às demais torcidas: Internacional e Grêmio têm a maior rivalidade regional do futebol tupiniquim. Nos pampas, time é parte do corpo. Pai e filho com chimarrão, picanha; cinco sentidos focados nas jogadas.
Desculpas, agora, aos gremistas: a história dos grenais prova a superioridade colorada. Dos 369 encontros, o Inter possui 137 vitórias. São exatos 19 (dezenove) triunfos a mais que o rival tricolor. Os gols atingiram o número 1015 - com 524 do Internacional e 491 do Grêmio.
Algumas curiosidades envolvem os grenais. Dos 10 mais importantes, 07 terminaram com vitória colorada. Primeiro confronto: Grêmio 10 X 0 Internacional. Todavia, os demais jogos revertem o tropeço alvi-rubro. Em 1954, na Inauguração do Olímpico, o Inter presenteou o Grêmio com uma vitória de 6 X 2. O grenal do século, em 1988, terminou Saci 2 X 1 Mosqueteiro (de virada; Inter com um a menos). O clássico do gol mil encerrou grandiosamente; o primeiro clássico internacional, em 2004, também (perdoem o trocadilho!).
A maior goleada em campeonatos brasileiros foi do Inter (5 X 2, 1997). Com relação ao público, o recorde sempre se situou no Beiro Rio. Em 1989, eram 78 mil pessoas no jogo Internacional 2 X 1 Grêmio (bilheteria recorde). O Inter conquistou todos os títulos que o Grêmio já conseguiu. Muitos deles, com brilho demasiado superior: campeão do Campeonato Brasileiro invicto, em 1979; octocampeão gaúcho, de 1969 a 1976.
Enfim, dados. A superioridade colorada não atrapalha o confronto. Como escrevi, grenal é o maior clássico do Brasil. Inter e Grêmio somam 18 títulos em torneios nacionalmente eminentes. Mas como poetizou Nélson Silva, no "Celeiro de Ases", vibra o Brasil inteiro com o clube do povo do Rio Grande do Sul. No coração, um só: dá-lhe Inter!
Obs.: "Celeiro de ases": http://www.internacional.com.br/mp3/hino_celeirodeases_original.wav!
2 comentários:
...
sem comentários
tah, merece um comentário....
sai fohra!
heheheheheheh
Puxa, sendo eu paranista, um time pequeno que nem rio grandense é...prefiro ficar de fora desse disputa, já basta a rivalidade entre atleticanos e coxas brancas...
Mozer, estou para ler um livro maniqueista, olhei algumas páginas da internet sobre o assunto, mas vc poderia ser mais claro com relação ao porque do maniqueismo no meu caso?
(Posso te pedir outra coisa??? Vc poderia dizer como esta o meu texto sendo meu professor de português, eu tenho essa preocupação, mas caso não tenha tempo...blz)
Paz e Luz para você
Chris A.
Postar um comentário